Cancelar Inscrição
Deseja cancelar sua inscrição?

A transmissão iniciará automaticamente em

Aguarde!

Em instantes a transmissão iniciará automaticamente.

Não foi possível sincronizar os slides.

Tente novamente mais tarde.

gravado ao vivo pausado reconectando

Lançamento de Alice e outras mulhere...

Finalizar webinar?

Ao finalizar você não pode mais voltar a transmitir.

Esse dispositivo não é suportado.

Lançamento de Alice e outras mulheres, de Teolinda Gersão

    • 04/07/2020 às 17:00
    • Gravado em 4 de Julho de 2020 às 17:00
    • 202 visualizações
Materiais
Descrição

Alice no país das maravilhas foi publicado em 4 de julho de 1865, e de lá para cá, a personagem aparece em várias edições e mesmo revisitações na literatura. Em virtude do isolamento social causado pela Covid-19, a turnê da autora foi adiada para 2021, mas a editora oferecerá aos leitores um encontro virtual com Teolinda Gersão, que conversará com a organizadora do livro, Nilma Lacerda, a professora de Literatura Portuguesa Marcia Manir, e mediação de Taty Leite, na mesma data de publicação do clássico de Lewis Carroll, 4 de julho, às 17h.

 

Maravilhas do conto português para o leitor brasileiro

 

 

Depois de A cidade de Ulisses, Teolinda Gersão, uma das mais importantes contistas e romancistas da literatura portuguesa contemporânea, lança agora no Brasil Alice e outras mulheres, uma antologia de contos organizada por Nilma Lacerda.

 

Se, em A cidade de Ulisses, está Lisboa no poema épico de Homero, em "Alice in Thunderland", conto que fecha a nova antologia, a escritora portuguesa revisita a personagem de Lewis Carrol, registrando a sua versão da história: “Vou repor a verdade e contar eu mesma a história, tal como agora a contei, em pensamento”.

 

O livro conta com textos já publicados por Teolinda ao longo de seus 40 anos de trajetória literária, no entanto, esta organização publicada pela editora Oficina Raquel é inédita para o público brasileiro. Por trás da escolha dos contos que compõem a seleta, está o objetivo de mostrar todo o poder do feminino, ainda que muitas vezes silenciado e, neste sentido, nada melhor do que uma das mais célebres personagens da nossa literatura e imaginário para nomear esta recolha.

 

“Big Brother Isn’t Watching You”, originalmente presente no livro Histórias de ver e andar, é um dos contos escolhidos a dedo para ser publicado em Alice e outras mulheres. Nele, Teolinda Gersão critica os valores impostos pela mídia e como ela é capaz de influenciar a vida das pessoas.

 

“Mas estávamos preparadas. Tinhamos emagrecido, comprado roupa nova, mudado a cor do baton e da sombra para os olhos. Eles aí estavam, carros, altifalantes, luzes, locutores, fotógrafos, jornais. Tinha chegado a nossa vez de estar no mundo. Podiamos abrir a porta e entrar.”

 

Além do conto mencionado acima, a antologia é composta por: "As laranjas", "Uma orelha", "Bilhete de avião para o Brasil", "A dedicatória", "Quatro crianças, dois cães e pássaros", "A velha" (Histórias de ver e andar), "A mulher que prendeu a chuva", "Se por acaso ouvires esta mensagem", "Um casaco de raposa vermelha" (A mulher que prendeu a chuva e outras histórias), "O meu semelhante", "A mulher cabra e a mulher peixe", "Pranto e riso da noiva assassina", "Vizinhas", "Alice in Thunderland" (Prantos, amores e outros desvarios), "O mensageiro" (O mensageiro e outras histórias com anjos), "História mal contada", "A terceira mão" (Atrás da porta e outras histórias).

 

Título: Alice e outras mulheres

 

Autora: Teolinda Gersão

 

Organização: Nilma Lacerda

 

Preço: R$54,90, 172 p.

 

Compre aqui o livro com desconto de pré-venda https://cutt.ly/eij6HyQ  

 

Formato:  14 x21

 

ISBN: 9786586280166

 

Categoria Literatura
Exibir Mais
Organizado por
  • LabPub EAD

    A LabPub é uma escola de cursos EAD voltados para o mercado editorial.

Aguarde